quarta-feira, 11 de julho de 2012

O REVOLUCIONÁRIO DE AÇÃO!!!
 (UMA NOVELA EM 7 CAPÍTULOS)
- Segundo capítulo - 

Em dezembro de 1983, na obra Tratado elementar de política elaborado por um leigo:


Eu discorria sobre os problemas do Brasil daquela época e que, verdade seja dita, só se agravaram de lá para cá. Paralelamente, na prática, comecei a batalhar as ideias que povoavam a minha mente. A partir do dia 15 de novembro do mesmo ano, saí distribuindo o panfleto Vamos acordar! (está no Blog), para amigos, parentes e vizinhos, convocando as pessoas a reagirem face o momento tumultuado vivido pelo país, no apagar das luzes do Governo Figueiredo.
Em seguida, lado a lado com o Movimento das Diretas-já, manifestei o meu ceticismo em relação ao futuro da nação, lançando a ideia de uma 3ª. Opção, cujo ideário expus em carta publicada pelo Jornal O Estado de São Paulo (circulou no Facebook), no dia 13 de abril de 1984!
Desiludido com os rumos políticos do Brasil  escrevi entre outros, o panfleto As mil maravilhas do país das mil e uma noites (ainda inédito). Isto, tomando como inspiração, o resultado das Eleições Gerais no Brasil do dia 15 de novembro de 1986, encerrada às 17:00 horas!
Em agosto de 1988, escrevi o panfleto Quem é você brasileiro?
(http://brasilumpaisdefuturo.blogspot.com/2011/11/o-tempo-passa-e-o-que-muda-no-brasil.html)
em plena efervescência do Governo Sarney, com a inflação fugindo do controle. Nele, retratei o momento e as facetas da mentalidade do brasileiro de então que só mudou, para pior, a sua imagem e comportamento pessoal de agora...     

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O REVOLUCIONÁRIO DE AÇÃO!!!
(UMA NOVELA EM 7 CAPÍTULOS)
- Primeiro capítulo -

Em contraposição a essa caricatura jocosa que recebi de uma amiga no Facebook, imaginei incentivar o surgimento da figura do “Revolucionário de Ação”. Um cidadão ativo, determinado, participativo, resoluto, de fibra e disposto a batalhar pelas mudanças exigidas pelo Brasil! Esse desafortunado país que, por obra e arte dos seus filhos bastardos, vive mergulhado em um eterno quadro de corrupção, de desmandos, de inversão de valores, de violência crescente, fruto da miséria física e espiritual que se abateu sobre o seu povo!...
Eu conheço várias pessoas que já se enquadram nessa qualidade especial de brasileiros. Porém, o número é insuficiente. Precisamos de muito mais gente! Eu, particularmente, de longa data, venho tentando despertar a consciência do brasileiro para sair da sua passividade. Seja através de cartas, de livros, de panfletos, enfim, dos meios que estão ao meu alcance.

terça-feira, 12 de junho de 2012

VOTO DO AVESSO: AGORA É PRA VALER!!!


Depois de uma longa estrada percorrida, nós chegamos às portas do objetivo maior! Agora é colher as assinaturas exigidas pelo nosso Projeto de Iniciativa Popular. Claro que não é tarefa para um dia. Tampouco para uma só pessoa. O importante neste começo é contar com o apoio da “Avaaz”, que viabilizou a criação de uma petição online, para registrar as assinaturas conseguidas.

Nós estamos nessa batalha da legalização do “Voto do Avesso”, pois acreditamos que mais vale uma ação concreta do que todos os desabafos, indignações, protestos, revoltas e manifestações outras que enchem os espaços dos Jornais, Revistas, Redes Sociais e que não levam a absolutamente a lugar algum!
Assinar a Petição, a meu ver, é um ato de cidadania. Não tem contra-indicação e nem efeitos colaterais. Simplesmente pode ser um antídoto contra todos os males que afetam a saúde do país e, por extensão, a nossa!
Você ainda está indeciso???  

Clique aqui para ler mais a respeito e assine: Petição O Voto do Avesso 

Campanhas como esta sempre começam pequenas, mas elas crescem quando pessoas como nós se envolvem -- por favor, reserve um segundo agora mesmo para nos ajudar assinando e passando esta petição adiante. 

domingo, 13 de maio de 2012

13 DE MAIO DE 2012!!!

Quero fazer desta data simbólica, de 13 de maio de 2012, um dia de lembranças e de oração.

Lembranças:

  • Do 124º aniversário da Abolição da Escravatura (em 13/05/1888);
  • Do  1º ano  da  nossa  Caminhada Levanta Brasil! No Centro de São Paulo (em 13/05/2011);
  • Do 1º mês da gravação do vídeo do Voto do Avesso, na Avenida Paulista (em 13/04/2012, link: http://youtu.be/mrFW66km26E);
  • Do 95º ano da primeira aparição da Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinto, na Cova da Iria, em Portugal (em 13/05/1917).
Oração:
  • Faço esta oração para que nesta minha busca peregrina de um sonho que já beira o meio século de provações, ela
Nossa Senhora,
Me dê a mão,
Cuida do meu coração,
Da minha vida,
Ai, do meu Destino,
Do meu caminho,
Cuida de mim!!!
(Invocando os expressivos  versos  da  inspirada canção do Roberto Carlos do mesmo nome).

sábado, 21 de abril de 2012

É O DITO E O FEITO!

Com a ajuda dos meus amigos, Sérgio Freitas, gravando o vídeo para ser colocado na Internet, o “Piauí”, ao lado da Eridan e da Rosana, na distribuição dos panfletos, e eu, na pele de um cowboy americano, levamos a cabo mais um passo rumo à implantação do “Voto do Avesso”! A ação se desenrolou nos arredores do MASP, na Avenida Paulista, na sexta feira, 13 de abril de 2012, dia do Hino Nacional Brasileiro!

Para a ocasião, elaborei o texto abaixo que, dentro das circunstâncias em que foi gravado, por via das dúvidas, transcrevo-o abaixo para deixar explícita a dimensão exata da mensagem que ele encerra. Além da solidariedade e conversa com alguns passantes, uma nota digna de registro, foi o fato de que, tão logo acabou a entrega do último panfleto, começou cair uma chuva torrencial, aquela dos finais de tarde. Mal tivemos tempo de procurar o abrigo do vão do MASP. Apesar da intensidade, essa chuva deixou em mim uma sensação de alma lavada. Só espero agora que a chama do nosso ideal penetre no coração de todo brasileiro que, como nós, sonha ver esse "Brasilzão" culto, decente, justo e independente para as próximas gerações! Como diria o francês: Allez-y! (Vamos nessa???)

Texto:

Quero aproveitar esta gravação para fazer um pequeno registro. Não sou político e nem quero ser. Tanto é verdade que, ao invés de entrar na política, estou lançando a ideia do “Voto do Avesso”! Um voto que não elege. Pelo contrário. Reduz o número de parlamentares em todo território nacional. Escolhi esta data, 13 de abril, porque comemora o dia do Hino Nacional Brasileiro! Pouquíssima gente deve saber disso...

Para tirar a ideia do papel, pretendo criar um Projeto de Iniciativa Popular, de acordo com o artigo 61, parágrafo segundo da Constituição Federal, nos moldes do Projeto vitorioso do Ficha Limpa! Para tanto, vou precisar, e muito, do apoio de pessoas que saibam lidar com as Redes Sociais e, sobretudo, que estejam interessadas em transformar o Brasil em uma nação culta, decente, justa e independente para as próximas gerações.

Uma nação Culta, sem ignorantes e sem analfabetos! Uma nação Decente, sem corruptos e sem ladrões! Uma nação Justa, que dá o fruto a quem trabalha, porque quem trabalha é que gera suas riquezas e uma nação independente, que não deva até as calças para o mundo inteiro! Isto, não para mim que estou com uma idade que, se erguer os braços para o céu, Jesus me leva! O desafio é de vocês jovens e adultos! Está nas vossas mãos o futuro da nação! O máximo que eu posso fazer e estou fazendo de há muitos e muitos anos atrás, é buscar o caminho dessas mudanças! E como digo sempre: se depender de mim este país muda!!!

domingo, 8 de abril de 2012

777 É O NÚMERO DELE!

O número 777 foi escolhido por pesquisa para representar o “Voto do Avesso” na eleição majoritária de 2014. Porém, para tornar a ideia válida no processo eleitoral, é preciso superar os obstáculos que estão no seu caminho. A divulgação do nome que era o primeiro passo, já está praticamente concluída, com o envio desta última mensagem.

A meta é incluir tal número na cédula eletrônica de votação, para concorrer com os candidatos aos cargos de Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual (e, posteriormente, para Vereador), como no exemplo:

O segundo passo será a difusão de um pequeno vídeo nas Redes Sociais, a ser gravado dia 13, sexta feira, na Avenida Paulista, esquina com a Rua Augusta, a partir das 16:00 horas. A participação está aberta a voluntários.

A seguir virá a criação de um abaixo-assinado virtual e outro pessoal, para preenchermos os requisitos exigidos pelo Projeto de Iniciativa Popular do Art. 61, § 2º. da Constituição Federal. Para tanto, precisamos do apoio de todos interessados em nos ajudar nessa batalha cívica!
Vamos nessa!!!

sábado, 3 de março de 2012

EM NOME DA ILUSÃO!

Antes de correr atrás de ideias políticas, eu vivia mergulhado no mundo da escrita e da música. Sonhava e batalhava para ver publicado um livro ou gravada uma música, que eu chamo de “poesia musicada”. Quando somos jovens, o nosso sonho é mudar o mundo! É vencer barreiras! É lutar contra tudo e contra todos! Dentro desse espírito indomável próprio da juventude, o que para os outros é utopia ou loucura, para você é a coisa mais natural do mundo!

Levado por essa fantasia, na França, gravei uma fita cassete e fui procurar a Elis Regina que se apresentava no Olympia de Paris! Encontrei-a no saguão do hotel onde ela se hospedava. Ela estava de saída com o Maestro Luiz Carlos Miele. Timidamente, entreguei-lhe a fita cassete com algumas das minhas “poesias musicadas”. Entre elas o “Caminho para dois” que eu sonhava ver gravado em dupla com o Jair Rodrigues... Ela ou o maestro chegaram a ouví-la? Qual será que foi a reação dela? Riu da minha ingenuidade? Jogou a fita no lixo? O que ela fez com a fita, talvez saberei quando, por um milagre divino, irei encontrá-la do outro lado da vida... Do encontro, restou para mim, a oportunidade única de conhecê-la pessoalmente e de ter em minha bagagem esse momento auspicioso e a ilusão de ouvi-la interpretando essa tal poesia musicada...