quarta-feira, 1 de agosto de 2012

O Revolucionário de Ação - Quinto capítulo

O REVOLUCIONÁRIO DE AÇÃO!!!
 (UMA NOVELA EM 7 CAPÍTULOS)
- Quinto capítulo - 

Nos idos anos 80, ainda na vigência do regime militar, no livro Tratado elementar de política elaborado por um leigo, eu escrevi:
Nunca pensei que essa minha ironia mordaz iria atravessar os anos sem que o blá, blá, blá de outrora, mudasse na sua essência. Apenas o tempo passou, os problemas se avolumaram, as formas de indignação, de reivindicação, de revolta se tornaram mais contundentes e cresceu o número de oradores que se espalharam pelas emissoras de televisão, de rádios, jornais, revistas e até nas redes sociais: esse meio moderno de comunicação. Porém, pergunto eu:
- Quais foram os avanços que podemos comemorar como conquistas reais para transformar o Brasil em uma nação culta, decente, justa e independente para as próximas gerações?
Dentro da minha linha de verdadeira cobrança de ação, em julho de 2000, baseado no quadro de violência de São Paulo, saí com a ideia do Guardião da  Cidade que, obviamente, ninguém levou a sério.

 
Mesmo assim, ainda hoje sonho encontrar pessoas com recursos e poder de mobilização para enfrentar os grandes problemas nacionais. É de se estranhar que entre tantas vozes ilustres e influentes, espalhadas pelos quatro cantos do país, não encontramos meia dúzia dispostas a empunhar a bandeira do engrandecimento moral, físico e intelectual do Brasil como um todo!!!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

O REVOLUCIONÁRIO DE AÇÃO!!!
 (UMA NOVELA EM 7 CAPÍTULOS)
- Quarto capítulo - 
             
Em abril de 1999, editei na Scortecci Editora, o livro “Patriotuns - protótipo de uma nova raça”, em uma tentativa de: conscientizar os jovens sobre os desafios que são colocados em seus caminhos pelo Destino; mostrar-lhes com situações vividas pelo personagem que um futuro seguro e promissor, é plantado na adolescência; alertá-los que qualquer passo em falso na sua educação, na sua conduta moral e cívica perante a família e a sociedade, principalmente no seu relacionamento íntimo, implicará em uma existência inteira para amargar e carregar o peso desse momento mal ajuizado...  



O livro foi lançado no “Salão Internacional do Livro de São Paulo 1999”, onde  fui prestigiado com a presença de um número surpreendente de amigos.



Além disto, na obra, eu conto as peripécias da criação do personagem (que ainda não saiu do papel, mas continua mais vivo do que nunca!):


quarta-feira, 18 de julho de 2012

O Revolucionário de Ação - Terceiro capítulo

O REVOLUCIONÁRIO DE AÇÃO!!!
 (UMA NOVELA EM 7 CAPÍTULOS)
- Terceiro capítulo - 

Em última análise, dos anos 80 até os dias de hoje, o brasileiro só mudou a indumentária. Mudou as roupas, o corte de cabelo, o estilo de vida, mas a mentalidade pouco mudou... As tentativas de conscientizar os compatriotas a assumirem as suas responsabilidades perante à pátria continuam na estaca zero. São poucas as pessoas que lutam e ainda acreditam ver o Brasil se transformar naquela nação culta, decente, justa e independente para as próximas gerações! Dentro de um contexto, onde se busca provocar mudanças de comportamento do ser humano, no tópico do livro “Tratado Elementar”: Desperta, Brasil, desperta!, eu já sugeria o seguinte:   

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O REVOLUCIONÁRIO DE AÇÃO!!!
 (UMA NOVELA EM 7 CAPÍTULOS)
- Segundo capítulo - 

Em dezembro de 1983, na obra Tratado elementar de política elaborado por um leigo:


Eu discorria sobre os problemas do Brasil daquela época e que, verdade seja dita, só se agravaram de lá para cá. Paralelamente, na prática, comecei a batalhar as ideias que povoavam a minha mente. A partir do dia 15 de novembro do mesmo ano, saí distribuindo o panfleto Vamos acordar! (está no Blog), para amigos, parentes e vizinhos, convocando as pessoas a reagirem face o momento tumultuado vivido pelo país, no apagar das luzes do Governo Figueiredo.
Em seguida, lado a lado com o Movimento das Diretas-já, manifestei o meu ceticismo em relação ao futuro da nação, lançando a ideia de uma 3ª. Opção, cujo ideário expus em carta publicada pelo Jornal O Estado de São Paulo (circulou no Facebook), no dia 13 de abril de 1984!
Desiludido com os rumos políticos do Brasil  escrevi entre outros, o panfleto As mil maravilhas do país das mil e uma noites (ainda inédito). Isto, tomando como inspiração, o resultado das Eleições Gerais no Brasil do dia 15 de novembro de 1986, encerrada às 17:00 horas!
Em agosto de 1988, escrevi o panfleto Quem é você brasileiro?
(http://brasilumpaisdefuturo.blogspot.com/2011/11/o-tempo-passa-e-o-que-muda-no-brasil.html)
em plena efervescência do Governo Sarney, com a inflação fugindo do controle. Nele, retratei o momento e as facetas da mentalidade do brasileiro de então que só mudou, para pior, a sua imagem e comportamento pessoal de agora...     

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O REVOLUCIONÁRIO DE AÇÃO!!!
(UMA NOVELA EM 7 CAPÍTULOS)
- Primeiro capítulo -

Em contraposição a essa caricatura jocosa que recebi de uma amiga no Facebook, imaginei incentivar o surgimento da figura do “Revolucionário de Ação”. Um cidadão ativo, determinado, participativo, resoluto, de fibra e disposto a batalhar pelas mudanças exigidas pelo Brasil! Esse desafortunado país que, por obra e arte dos seus filhos bastardos, vive mergulhado em um eterno quadro de corrupção, de desmandos, de inversão de valores, de violência crescente, fruto da miséria física e espiritual que se abateu sobre o seu povo!...
Eu conheço várias pessoas que já se enquadram nessa qualidade especial de brasileiros. Porém, o número é insuficiente. Precisamos de muito mais gente! Eu, particularmente, de longa data, venho tentando despertar a consciência do brasileiro para sair da sua passividade. Seja através de cartas, de livros, de panfletos, enfim, dos meios que estão ao meu alcance.

terça-feira, 12 de junho de 2012

VOTO DO AVESSO: AGORA É PRA VALER!!!


Depois de uma longa estrada percorrida, nós chegamos às portas do objetivo maior! Agora é colher as assinaturas exigidas pelo nosso Projeto de Iniciativa Popular. Claro que não é tarefa para um dia. Tampouco para uma só pessoa. O importante neste começo é contar com o apoio da “Avaaz”, que viabilizou a criação de uma petição online, para registrar as assinaturas conseguidas.

Nós estamos nessa batalha da legalização do “Voto do Avesso”, pois acreditamos que mais vale uma ação concreta do que todos os desabafos, indignações, protestos, revoltas e manifestações outras que enchem os espaços dos Jornais, Revistas, Redes Sociais e que não levam a absolutamente a lugar algum!
Assinar a Petição, a meu ver, é um ato de cidadania. Não tem contra-indicação e nem efeitos colaterais. Simplesmente pode ser um antídoto contra todos os males que afetam a saúde do país e, por extensão, a nossa!
Você ainda está indeciso???  

Clique aqui para ler mais a respeito e assine: Petição O Voto do Avesso 

Campanhas como esta sempre começam pequenas, mas elas crescem quando pessoas como nós se envolvem -- por favor, reserve um segundo agora mesmo para nos ajudar assinando e passando esta petição adiante. 

domingo, 13 de maio de 2012

13 DE MAIO DE 2012!!!

Quero fazer desta data simbólica, de 13 de maio de 2012, um dia de lembranças e de oração.

Lembranças:

  • Do 124º aniversário da Abolição da Escravatura (em 13/05/1888);
  • Do  1º ano  da  nossa  Caminhada Levanta Brasil! No Centro de São Paulo (em 13/05/2011);
  • Do 1º mês da gravação do vídeo do Voto do Avesso, na Avenida Paulista (em 13/04/2012, link: http://youtu.be/mrFW66km26E);
  • Do 95º ano da primeira aparição da Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinto, na Cova da Iria, em Portugal (em 13/05/1917).
Oração:
  • Faço esta oração para que nesta minha busca peregrina de um sonho que já beira o meio século de provações, ela
Nossa Senhora,
Me dê a mão,
Cuida do meu coração,
Da minha vida,
Ai, do meu Destino,
Do meu caminho,
Cuida de mim!!!
(Invocando os expressivos  versos  da  inspirada canção do Roberto Carlos do mesmo nome).