sábado, 3 de março de 2012

EM NOME DA ILUSÃO!

Antes de correr atrás de ideias políticas, eu vivia mergulhado no mundo da escrita e da música. Sonhava e batalhava para ver publicado um livro ou gravada uma música, que eu chamo de “poesia musicada”. Quando somos jovens, o nosso sonho é mudar o mundo! É vencer barreiras! É lutar contra tudo e contra todos! Dentro desse espírito indomável próprio da juventude, o que para os outros é utopia ou loucura, para você é a coisa mais natural do mundo!

Levado por essa fantasia, na França, gravei uma fita cassete e fui procurar a Elis Regina que se apresentava no Olympia de Paris! Encontrei-a no saguão do hotel onde ela se hospedava. Ela estava de saída com o Maestro Luiz Carlos Miele. Timidamente, entreguei-lhe a fita cassete com algumas das minhas “poesias musicadas”. Entre elas o “Caminho para dois” que eu sonhava ver gravado em dupla com o Jair Rodrigues... Ela ou o maestro chegaram a ouví-la? Qual será que foi a reação dela? Riu da minha ingenuidade? Jogou a fita no lixo? O que ela fez com a fita, talvez saberei quando, por um milagre divino, irei encontrá-la do outro lado da vida... Do encontro, restou para mim, a oportunidade única de conhecê-la pessoalmente e de ter em minha bagagem esse momento auspicioso e a ilusão de ouvi-la interpretando essa tal poesia musicada...


sábado, 18 de fevereiro de 2012

UM POR TODOS E TODOS POR UM!

Quando as agências de publicidade lançam um novo produto na praça, elas batem na mesma tecla à exaustão, até a marca ficar gravada na mente das pessoas. Seguindo a mesma regra, filosofia (seja lá o que for!), nós estamos trabalhando para que a ideia do “Voto do Avesso” seja conhecida do grande público. Da mesma forma, queremos que ela seja aperfeiçoada, compreendida, batalhada, aceita e implantada, dentro do nosso objetivo final!

Obviamente, nós não possuímos, como as agências de publicidade, todo o aparato de profissionais competentes e a verba dos clientes à disposição, para propagar a ideia na mídia escrita, falada, televisiva e demais canais de apoio logístico. Nós estamos sozinhos, sem recursos, dependentes da compreensão e, sobretudo, do engajamento dos brasileiros conscientes e dispostos a entrarem nessa batalha desigual!

Como mola propulsora enfim, nós adotamos o lema dos três mosqueteiros, do consagrado romance do escritor francês, Alexandre Dumas: Um por todos e todos por um!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ALÔ, ALÔ, VOTO DO AVESSO!

A nossa Constituição Federal, no seu artigo 61, parágrafo 2º. permite: “A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projetos de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles”.

Tomando como exemplo dois casos distintos:

Um, o Decreto Legislativo do falecido Deputado Clodovil Hernandes, propondo a redução do número na Câmara dos Deputados para duzentos e cinqüenta parlamentares; o outro, o Ficha Limpa barrando a eleição de candidatos com problemas na Justiça, nós estamos propondo a legalização do “Voto do Avesso”. Um voto que, ao contrário de eleger, reduz o número de vagas para os candidatos em todo território nacional.


A nosso ver, é uma forma democrática de influir de modo direto na concessão de poderes a cidadãos que, eleitos, legislam apenas em proveito próprio, contrariando o sentido da Democracia onde todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. Porém, para que esse milagre se realize é preciso que esse povo que é enganado a cada eleição, se mobilize de forma unida e determinada, fazendo valer a força da arma mais poderosa ao seu alcance: o voto!

Como simples ilustração, transcrevo abaixo o quadro impressionante de pessoas que poderiam influir decisivamente nos rumos da vida pública nacional. Como? Exercendo plenamente a sua cidadania!!! O “Voto do Avesso” poderia ser esse canal... Que tal pensar nisso???

RESULTADO DA ELEIÇÃO DE 2010

Total de eleitores = 135.804.433, sendo:

• Votos válidos = 99.463.917 (73,24%)
• Abstenções = 29.197.152 (21,50%)
• Brancos = 2.452.597 (1,81%)
• Nulos = 4.689.428 (3,45%)

Votação do Tiririca = 1.350.438 (0,99%)
Total de abstenções, nulos e brancos + Tiririca = 37.689.615 (27,75%)


domingo, 25 de dezembro de 2011

E A TRADIÇÃO CONTINUA!

Na década de 50 do século passado, na Rua Tuiuti, ao lado do Parque do Piqueri, no Tatuapé, meu pai, Savério Andreoli, fazia um grande presépio, visitado pelas pessoas de toda a redondeza e além. Pensando em não deixar morrer essa tradição, desde o ano de 1980, recomecei a fazê-lo.


De lá para cá, ano após ano, eu monto a sua estrutura em madeira, tendo o cuidado de modificá-lo a cada ano, para evitar que ele caia no lugar comum. É um trabalho demorado e de paciência que, depois de terminado, me deixa muito feliz.

Neste ano, por obra do acaso, tive a grata satisfação de ver a sua imagem postada no YouTube, graças à filmagem feita pelo meu amigo Pedro Lemes Filho, criador da “Vídeos Dalana”, uma filmadora responsável pelos vídeos editados da famosa e querida intérprete Lana Bittencourt.


A minha intenção ao realizar o trabalho sempre foi, e continua sendo, a de manter vivo nas pessoas, e principalmente nas crianças, o espírito natalino. Pena que aos poucos essa tradição vem morrendo, uma vez que o Natal a cada ano que passa, vem ganhando fortes indícios de ser mais uma data comercial e de comilança. Todavia, como uma ovelha desgarrada da realidade desse mundo, eu continuo expandido com ele um pouquinho de religiosidade e de paz...

São Paulo, 25 de dezembro de 2011.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

NASCIMENTO DE UMA NOVA RAÇA?

Ao começar a escrever o livro “Patriotuns- protótipo de uma nova raça”, nos anos noventa, eu idealizei criar um personagem capaz de ser o exemplo de caráter para a juventude da época. Diga-se de passagem, uma juventude que, em termos de contestação, não chegaria aos pés dessa de hoje...


Diante dos tristes episódios vividos pela nossa prestigiada Universidade de São Paulo-USP, fonte de tantas ilustres personalidades e orgulhosos anônimos, entre eles a minha esposa Regina (Licenciatura em História) e minha filha Natalie (Bacharelado em Ciências Biológicas), eu não sei se rio ou se choro. Se rio da minha estúpida ingenuidade, ou se choro ao ver o nosso maltratado país, afundar cada vez mais na miséria espiritual. E o pior: começando a degradação moral já na mais tenra idade.


Trazendo o objetivo do personagem-símbolo: Patriotuns, para o cenário atual, será que dentre os milhões de jovens formadores da Nação Brasileira, não surgiriam “seres decentes, que amem os seus semelhantes e que, sobretudo, raciocinem por si sós para não serem enganados por hipócritas, sofistas ou falsos profetas”?


Pergunto eu:

- Onde estão esses jovens aplicados, batalhadores e determinados a erguerem uma nação culta, decente, justa e independente, sonhada por todos? Na fumée (fumaça)???

sábado, 26 de novembro de 2011

BOA NOITE SONHOS. BOM DIA REALIDADE!


Sempre ouvi dizer que as idéias movem o mundo. Partidário dessa máxima preparei-me para lançar em grande estilo, na figura do Tiradentes, a idéia da legalização do “voto do avesso”.
Isto, no último dia 15 de novembro na Avenida Paulista, palco de mais uma “Marcha contra a corrupção”. Manifestação levada a efeito por um grupo de abnegados brasileiros que ainda acredita nesse “País do futuro” que só está presente no dia-a-dia dos canalhas, dos corruptos, demagogos, egoístas, folgados, pilantras e dos ladrões!

Não contava, porém, com os caprichos de uma sorte madrasta que insiste em acompanhar os passos da minha vida. Veio em forma de uma chuvinha teimosa, que só não afugentou aqueles manifestantes determinados a extravasarem na rua, a sua indignação e revolta! Tive como inimigo, o vento e os dizeres de uma faixa elaborada para causar impacto e despertar a curiosidade para a leitura do panfleto a ser distribuído no ato.

Na verdade, a intenção era mostrar que, enquanto milhares pediam a legalização da maconha e da união homossexual, nós simplesmente pleiteávamos a legalização do voto do avesso. Infelizmente, o resultado foi o inverso do esperado, uma vez que logo duas senhoras afastaram-se de mim horrorizadas e um senhor reagiu com estupidez quando eu, ingenuamente, pedi para ele segurar a dita faixa para ajeitar a barba e a cabeleira que não paravam no lugar. Diante desses episódios vexatórios, recolhi a faixa, pois entendi que eles me tomavam por um defensor da maconha ou por um homossexual. Sem preconceitos.

No entanto, a jornada não foi apenas espinhos. Aos poucos, a quem consegui explicar o nosso objetivo, acharam a idéia inteligente. Sem contar que concedi duas longas “entrevistas”. Uma das quais o entrevistador, no meio da conversa, afastou-se estrategicamente de mim. E, por fim, ainda fui abordado por uma jovem repórter da Rede Globo, interessada em saber a mensagem que eu estava almejando passar.

O objetivo agora é tentar, através da Rede Social ou de qualquer outro meio de comunicação, propagar a idéia, a meu ver, capaz de provocar estragos na vida mansa de quem abusa e denigre a imagem deste nosso país abençoado por Deus...

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O TEMPO PASSA E O QUE MUDA NO BRASIL?

Só muda a forma e o número de pessoas desonrando a Nação! Fazendo uma comparação da situação de antigamente e aquela que estamos vivenciando agora, podemos entender melhor o “alerta” do manifesto abaixo. Um manifesto escrito e propagado a partir do mês de agosto de 1988, em pleno governo do “ex-presidente” José Ribamar Ferreira de Araújo Costa Sarney...

A nossa intenção ao elaborá-lo foi, e ainda continua sendo a de acordar o brasileiro que vive “deitado eternamente em berço esplêndido ao som do mar e à luz do céu profundo”. No fundo, a dúvida ainda persiste: se nós fossemos formular a mesma pergunta de então:

- “Quem é você brasileiro”?

Qual seria a resposta mais apropriada ao momento atual?