domingo, 13 de maio de 2012

13 DE MAIO DE 2012!!!

Quero fazer desta data simbólica, de 13 de maio de 2012, um dia de lembranças e de oração.

Lembranças:

  • Do 124º aniversário da Abolição da Escravatura (em 13/05/1888);
  • Do  1º ano  da  nossa  Caminhada Levanta Brasil! No Centro de São Paulo (em 13/05/2011);
  • Do 1º mês da gravação do vídeo do Voto do Avesso, na Avenida Paulista (em 13/04/2012, link: http://youtu.be/mrFW66km26E);
  • Do 95º ano da primeira aparição da Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinto, na Cova da Iria, em Portugal (em 13/05/1917).
Oração:
  • Faço esta oração para que nesta minha busca peregrina de um sonho que já beira o meio século de provações, ela
Nossa Senhora,
Me dê a mão,
Cuida do meu coração,
Da minha vida,
Ai, do meu Destino,
Do meu caminho,
Cuida de mim!!!
(Invocando os expressivos  versos  da  inspirada canção do Roberto Carlos do mesmo nome).

sábado, 21 de abril de 2012

É O DITO E O FEITO!

Com a ajuda dos meus amigos, Sérgio Freitas, gravando o vídeo para ser colocado na Internet, o “Piauí”, ao lado da Eridan e da Rosana, na distribuição dos panfletos, e eu, na pele de um cowboy americano, levamos a cabo mais um passo rumo à implantação do “Voto do Avesso”! A ação se desenrolou nos arredores do MASP, na Avenida Paulista, na sexta feira, 13 de abril de 2012, dia do Hino Nacional Brasileiro!

Para a ocasião, elaborei o texto abaixo que, dentro das circunstâncias em que foi gravado, por via das dúvidas, transcrevo-o abaixo para deixar explícita a dimensão exata da mensagem que ele encerra. Além da solidariedade e conversa com alguns passantes, uma nota digna de registro, foi o fato de que, tão logo acabou a entrega do último panfleto, começou cair uma chuva torrencial, aquela dos finais de tarde. Mal tivemos tempo de procurar o abrigo do vão do MASP. Apesar da intensidade, essa chuva deixou em mim uma sensação de alma lavada. Só espero agora que a chama do nosso ideal penetre no coração de todo brasileiro que, como nós, sonha ver esse "Brasilzão" culto, decente, justo e independente para as próximas gerações! Como diria o francês: Allez-y! (Vamos nessa???)

Texto:

Quero aproveitar esta gravação para fazer um pequeno registro. Não sou político e nem quero ser. Tanto é verdade que, ao invés de entrar na política, estou lançando a ideia do “Voto do Avesso”! Um voto que não elege. Pelo contrário. Reduz o número de parlamentares em todo território nacional. Escolhi esta data, 13 de abril, porque comemora o dia do Hino Nacional Brasileiro! Pouquíssima gente deve saber disso...

Para tirar a ideia do papel, pretendo criar um Projeto de Iniciativa Popular, de acordo com o artigo 61, parágrafo segundo da Constituição Federal, nos moldes do Projeto vitorioso do Ficha Limpa! Para tanto, vou precisar, e muito, do apoio de pessoas que saibam lidar com as Redes Sociais e, sobretudo, que estejam interessadas em transformar o Brasil em uma nação culta, decente, justa e independente para as próximas gerações.

Uma nação Culta, sem ignorantes e sem analfabetos! Uma nação Decente, sem corruptos e sem ladrões! Uma nação Justa, que dá o fruto a quem trabalha, porque quem trabalha é que gera suas riquezas e uma nação independente, que não deva até as calças para o mundo inteiro! Isto, não para mim que estou com uma idade que, se erguer os braços para o céu, Jesus me leva! O desafio é de vocês jovens e adultos! Está nas vossas mãos o futuro da nação! O máximo que eu posso fazer e estou fazendo de há muitos e muitos anos atrás, é buscar o caminho dessas mudanças! E como digo sempre: se depender de mim este país muda!!!

domingo, 8 de abril de 2012

777 É O NÚMERO DELE!

O número 777 foi escolhido por pesquisa para representar o “Voto do Avesso” na eleição majoritária de 2014. Porém, para tornar a ideia válida no processo eleitoral, é preciso superar os obstáculos que estão no seu caminho. A divulgação do nome que era o primeiro passo, já está praticamente concluída, com o envio desta última mensagem.

A meta é incluir tal número na cédula eletrônica de votação, para concorrer com os candidatos aos cargos de Senador, Deputado Federal, Deputado Estadual (e, posteriormente, para Vereador), como no exemplo:

O segundo passo será a difusão de um pequeno vídeo nas Redes Sociais, a ser gravado dia 13, sexta feira, na Avenida Paulista, esquina com a Rua Augusta, a partir das 16:00 horas. A participação está aberta a voluntários.

A seguir virá a criação de um abaixo-assinado virtual e outro pessoal, para preenchermos os requisitos exigidos pelo Projeto de Iniciativa Popular do Art. 61, § 2º. da Constituição Federal. Para tanto, precisamos do apoio de todos interessados em nos ajudar nessa batalha cívica!
Vamos nessa!!!

sábado, 3 de março de 2012

EM NOME DA ILUSÃO!

Antes de correr atrás de ideias políticas, eu vivia mergulhado no mundo da escrita e da música. Sonhava e batalhava para ver publicado um livro ou gravada uma música, que eu chamo de “poesia musicada”. Quando somos jovens, o nosso sonho é mudar o mundo! É vencer barreiras! É lutar contra tudo e contra todos! Dentro desse espírito indomável próprio da juventude, o que para os outros é utopia ou loucura, para você é a coisa mais natural do mundo!

Levado por essa fantasia, na França, gravei uma fita cassete e fui procurar a Elis Regina que se apresentava no Olympia de Paris! Encontrei-a no saguão do hotel onde ela se hospedava. Ela estava de saída com o Maestro Luiz Carlos Miele. Timidamente, entreguei-lhe a fita cassete com algumas das minhas “poesias musicadas”. Entre elas o “Caminho para dois” que eu sonhava ver gravado em dupla com o Jair Rodrigues... Ela ou o maestro chegaram a ouví-la? Qual será que foi a reação dela? Riu da minha ingenuidade? Jogou a fita no lixo? O que ela fez com a fita, talvez saberei quando, por um milagre divino, irei encontrá-la do outro lado da vida... Do encontro, restou para mim, a oportunidade única de conhecê-la pessoalmente e de ter em minha bagagem esse momento auspicioso e a ilusão de ouvi-la interpretando essa tal poesia musicada...


sábado, 18 de fevereiro de 2012

UM POR TODOS E TODOS POR UM!

Quando as agências de publicidade lançam um novo produto na praça, elas batem na mesma tecla à exaustão, até a marca ficar gravada na mente das pessoas. Seguindo a mesma regra, filosofia (seja lá o que for!), nós estamos trabalhando para que a ideia do “Voto do Avesso” seja conhecida do grande público. Da mesma forma, queremos que ela seja aperfeiçoada, compreendida, batalhada, aceita e implantada, dentro do nosso objetivo final!

Obviamente, nós não possuímos, como as agências de publicidade, todo o aparato de profissionais competentes e a verba dos clientes à disposição, para propagar a ideia na mídia escrita, falada, televisiva e demais canais de apoio logístico. Nós estamos sozinhos, sem recursos, dependentes da compreensão e, sobretudo, do engajamento dos brasileiros conscientes e dispostos a entrarem nessa batalha desigual!

Como mola propulsora enfim, nós adotamos o lema dos três mosqueteiros, do consagrado romance do escritor francês, Alexandre Dumas: Um por todos e todos por um!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

ALÔ, ALÔ, VOTO DO AVESSO!

A nossa Constituição Federal, no seu artigo 61, parágrafo 2º. permite: “A iniciativa popular pode ser exercida pela apresentação à Câmara dos Deputados de projetos de lei subscrito por, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional, distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de três décimos por cento dos eleitores de cada um deles”.

Tomando como exemplo dois casos distintos:

Um, o Decreto Legislativo do falecido Deputado Clodovil Hernandes, propondo a redução do número na Câmara dos Deputados para duzentos e cinqüenta parlamentares; o outro, o Ficha Limpa barrando a eleição de candidatos com problemas na Justiça, nós estamos propondo a legalização do “Voto do Avesso”. Um voto que, ao contrário de eleger, reduz o número de vagas para os candidatos em todo território nacional.


A nosso ver, é uma forma democrática de influir de modo direto na concessão de poderes a cidadãos que, eleitos, legislam apenas em proveito próprio, contrariando o sentido da Democracia onde todo o poder emana do povo e em seu nome será exercido. Porém, para que esse milagre se realize é preciso que esse povo que é enganado a cada eleição, se mobilize de forma unida e determinada, fazendo valer a força da arma mais poderosa ao seu alcance: o voto!

Como simples ilustração, transcrevo abaixo o quadro impressionante de pessoas que poderiam influir decisivamente nos rumos da vida pública nacional. Como? Exercendo plenamente a sua cidadania!!! O “Voto do Avesso” poderia ser esse canal... Que tal pensar nisso???

RESULTADO DA ELEIÇÃO DE 2010

Total de eleitores = 135.804.433, sendo:

• Votos válidos = 99.463.917 (73,24%)
• Abstenções = 29.197.152 (21,50%)
• Brancos = 2.452.597 (1,81%)
• Nulos = 4.689.428 (3,45%)

Votação do Tiririca = 1.350.438 (0,99%)
Total de abstenções, nulos e brancos + Tiririca = 37.689.615 (27,75%)


domingo, 25 de dezembro de 2011

E A TRADIÇÃO CONTINUA!

Na década de 50 do século passado, na Rua Tuiuti, ao lado do Parque do Piqueri, no Tatuapé, meu pai, Savério Andreoli, fazia um grande presépio, visitado pelas pessoas de toda a redondeza e além. Pensando em não deixar morrer essa tradição, desde o ano de 1980, recomecei a fazê-lo.


De lá para cá, ano após ano, eu monto a sua estrutura em madeira, tendo o cuidado de modificá-lo a cada ano, para evitar que ele caia no lugar comum. É um trabalho demorado e de paciência que, depois de terminado, me deixa muito feliz.

Neste ano, por obra do acaso, tive a grata satisfação de ver a sua imagem postada no YouTube, graças à filmagem feita pelo meu amigo Pedro Lemes Filho, criador da “Vídeos Dalana”, uma filmadora responsável pelos vídeos editados da famosa e querida intérprete Lana Bittencourt.


A minha intenção ao realizar o trabalho sempre foi, e continua sendo, a de manter vivo nas pessoas, e principalmente nas crianças, o espírito natalino. Pena que aos poucos essa tradição vem morrendo, uma vez que o Natal a cada ano que passa, vem ganhando fortes indícios de ser mais uma data comercial e de comilança. Todavia, como uma ovelha desgarrada da realidade desse mundo, eu continuo expandido com ele um pouquinho de religiosidade e de paz...

São Paulo, 25 de dezembro de 2011.