Histórico:
No ano de 2001, graças à edição de 500 exemplares doada pelo meu amigo Sérgio Britaldo Almada Filho, dono da Sbaf Artes Gráficas Ltda., lancei o meu quinto e último livro “ Moranguinho vermelho e Moranguinho verde”. As ilustrações foram feitas pelo também amigo Lúcio Mauro Dedubiani. A arte final e a diagramação ficaram a cargo do Fábio Romão Castilho Miranda. Já a segunda edição de 5.000 exemplares foi feita com recursos próprios, dos quais já foram distribuídos cerca de 2.000 exemplares ao longo dos anos.
Sinopse:
A obra é uma fantasia infantil para ajudar a criança entender a importância da Natureza, da prática do Bem, do dom da Paciência, da devoção da Solidariedade e, sobretudo, da necessidade de lutar pela realização de um sonho de maneira honesta e determinada.
PROJETANDO O FUTURO
As crianças são o futuro do Brasil. Em cima dessa linha de pensamento e com o livro dos “Moranguinhos” em mãos, estive fazendo um trabalho de conscientização em Escolas do Ensino Fundamental da periferia de São Paulo. Um trabalho voluntário que gostaria de retomá-lo agora. A estratégia que sempre utilizei foi de “representar” a historinha usando transparências do livro e um retroprojetor, sendo que em cada apresentação sorteava três livrinhos.
Iniciei essa ação no dia 23.05.2002 na EMEF Prof. Mário Schönberg (onde retornei em 2005 e gravei um vídeo com os meus amigos da Argon Eventos, Marilene e Rodrigo Pedrotti). Isto, graças à intermediação da minha amiga historiadora Creuza Berg, junto à coordenadora pedagógica Maria José Marques e professoras. A seguir, por indicação desse pessoal amigo, estendi o meu trabalho para outras escolas. Inclusive estive em Atibaia e Salto, no interior de São Paulo. Só parei essa minha ação por absoluta falta de tempo. Ironia do destino: hoje com o tempo livre, faltam-me recursos ou chance para prosseguir com essa atividade, a meu ver, importante para mexer com a mentalidade do brasileiro, começando pelas crianças. A minha última apresentação, como prova cópia de carta abaixo, aconteceu no Centro Educacional SESI nº. 211, no alto do Ipiranga.

Um comentário:
Ola eu sou o fabio Romão Castilho Miranda e gostaria de saber se tem algum email para entrar em contato com o idealizador do livro , Obrigado
Postar um comentário