sábado, 8 de outubro de 2011

Quem leva à sério conselhos ou advertências?



Mahatma Gandhi foi um dos maiores líderes mundiais. Com a sua determinação, paciência e sabedoria, ele revolucionou a Índia e deixou espalhadas lições de vida a serem seguidas, além do seu marcante exemplo de vida! Nós brasileiros, deveríamos nos espelhar nas suas “7 ameaças à sustentabilidade” para transformar, de verdade, o Brasil em uma nação culta, decente, justa e independente para as próximas gerações. Entre essas ameaças, eu destacaria o Prazer sem responsabilidade. A meu ver, o centro dos grandes problemas nacionais. Basta atentarmos para as conseqüências derivadas desse ato irresponsável praticado por aqueles pais que colocam os filhos no mundo sem qualquer laço afetivo, abandonando-os à própria sorte madrasta.

Discorrer sobre o assunto é chover no molhado. Para ilustrar melhor o problema, volto a uma reportagem da velha Revista “O Cruzeiro” que retrata a solução apontada pela China em 1980, para enfrentar o nascimento indiscriminado da sua gigantesca população.



Aqui no Brasil a questão não é coibir o excesso de nascimentos, mas sim evitar a explosão demográfica da miséria e da conseqüente instabilidade social e violência que ela trás nas suas entranhas. Para tanto, é preciso urgentemente criar uma forma legal de obrigar quem gera filhos no Brasil, assumir a sua paternidade. Em outras palavras: precisamos ter nascimentos com qualidade e não fecharmos os olhos ou incentivarmos as futuras mães sem condições a colocarem crianças no mundo!

Ontem, ou melhor: em julho de 2000, através do panfleto abaixo, eu dava uma visão pessoal sobre esse e o problema da violência na Cidade de São Paulo que começava a extrapolar suas fronteiras. Porém, nenhum cidadão e muito menos o Governo se preocupou em estancar os efeitos perversos dessa ferida. Hoje, outubro de 2011, o resultado aí está: uma cidade a mercê da criminalidade, até infantil, e um país inteiro vivendo sob a sombra negra da incerteza e do medo...

Nenhum comentário: